Prazo de inscrição para 5,8 mil bolsas de estudos termina nesta segunda


Candidatos podem estudar em universidades de sete países.  Ao todo, Ciência sem Fronteira vai levar 100 mil alunos ao exterior.

O prazo de inscrições para concorrer a 5,8 mil bolsas de estudos em universidades de sete países (Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Holanda e Portugal) terminam nesta segunda-feira (30). As bolsas na modalidade graduação sanduíche (parte no Brasil e parte no exterior) ou de pós-graduação fazem parte do programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal. O edital pode ser visto no site do programa.
Para concorrer, os candidatos precisam ter boas notas no curso que realizam no Brasil e devem ter feito no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto, ter nacionalidade brasileira e se comprometer a permanecer no Brasil pelo dobro de tempo que permanecer no exterior para a realização da graduação sanduíche.
O Programa Ciências sem Fronteira vai disponibilizar no seu total 100 mil bolsas de estudos no exterior.
Fonte: G1

Caatinga ganha nova área de preservação


Na briga para combater os efeitos das mudanças climáticas, Pernambuco precisa correr contra o tempo. Para acelerar o passo, o governo do estado criou a segunda unidade de conservação da caatinga e instituiu o programa de sustentabilidade do bioma. As iniciativas pretendem combater a desertificação – fenômeno com fortes sinais em alguns municípios -, preservar parte do que resta da bioma e, consequentemente, adequar a realidade do estado aos padrões internacionais de conservação. O mínino a se proteger e manter legalmente em cada bioma, segundo a ONU, é de 10%. Em menos de um ano, Pernambuco saltou de zero para 8,4 mil hectares de área protegida, mas não alcançou sequer 1% do que representa a caatinga.
Até 2014, o governo do estado pretende criar mais 11 unidades de conservação do bioma, totalizando 13 e multiplicando em pelo menos 10 vezes a área protegida. Dos 8,4 mil hectares agora resguardados, 89,5% resultaram do decreto assinado pelo governador Eduardo Campos na última sexta-feira. O documento criou em Floresta, no Sertão, a Estação Ecológica Serra da Canoa. A área fica entre o Rio Pajeú e o Riacho do Navio e será voltada, segundo o secretário estadual de Meio Ambiente, Sérgio Xavier, a ações como pesquisa científica, educação ambiental e preservação da biodiversidade da caatinga, bioma considerado um dos mais ricos do semiárido no mundo. Antes da Serra da Canoa, criou-se o Parque da Sementeira, em Serra Talhada.
Fonte: Diario de Pernambuco

FUNDARPE e Secretaria de Cultura planejam Festival Pernambuco Nação Cultural e XX Cavalgada à Pedra Do Reino




  Representantes da Secretaria de Cultura do estado e da FUNDARPE estiveram em São José do Belmonte para planejar o Festival Pernambuco Nação Cultural do Sertão Central, etapa que acontecerá juntamente com a XX Cavalgada á Pedra do Reino.
Nesta terça feira, dia 25/04l, na Câmara Municipal de Vereadores, o encontro teve a participação de representantes da Associação Cultural Pedra do Reino, idealizadora e organizadora da cavalgada, do poder executivo municipal, do poder legislativo e de gestores da cultura no município.
Na ocasião os representantes da secretaria de cultura ouviram as sugestões dos belmontenses para o festival. Na quarta feira pela manhã, um novo encontro contou com a participação de gestores de cultura dos municípios do Sertão Central que, juntos, fizeram uma avaliação da edição do festival de 2011 e planejaram as modificações para a próxima edição, que acontecerá de 21 a 27 de maio.
Fonte: P. Belmonte.

São José do Belmonte terá a maior festa em homenagem ao trabalhador do Sertão


São José do Belmonte terá a 1ª edição da Festa do Trabalhador em São José do Belmonte-PE que será uma grande festa.
A festa será em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga, com os maiores forrozeiros do Sertão. Será realizada no clube AABB, no dia 30/04, nesta segunda-feira (véspera de feriado), com preço de ingresso a R$ 10,00 (dez reais) e contara com os shows:
Kinho Callou
Valmir Maracanã
Jackson da Sanfona
Leonardo D’luna
Epitácio Pessoa
Fonte: P. Belmonte.

Isis Valverde se defende de acusação



Isis Valverde usou seu Twitter nesta quarta-feira, dia 25, para fazer um desabafo sobre a acusação de que teria saído do show da dupla Jorge & Mateus, no Citibank Hall (RJ), no último domingo, sem pagar a conta. A informação foi divulgada por Léo Dias no jornal carioca “O Dia”.
“Sobre os comentários malvados a respeito de minha índole… Lamento, não sairia de lugar algum sem pagar a minha conta! A assessoria de imprensa do Citibank Hall está aberta para esclarecer qualquer dúvida! Ponto final”, escreveu a intérprete de Suellen na novela “Avenida Brasil”, da Rede Globo.
De acordo com o colunista, Isis estava acompanhada do namorado, o produtor Tom Rezende, e de um grupo de amigos. Na ocasião, eles teriam consumido cinco garrafas de vodca e mais de 30 latinhas de energético, num total de R$ 834.
Ainda de acordo com o colunista, a direção da casa enviou a conta para a produção da dupla, já que Isis era convidada dos sertanejos. “Normalmente, os garçons trazem o total das despesas nas últimas músicas do show, mas houve um atraso na entrega. Se bobear, Isis nem sabia que tinha que pagar a conta. A atriz pode ter achado que se tratava de uma cortesia da casa. Procurada pela coluna, a assessoria da atriz não retornou as ligações”, diz trecho da nota.
Fonte: Band

Criança tem morte cerebral após ser picada por escorpião, em PE


Moradores de Aguazinha, Olinda, estão assustados com a situação. Criança foi picada no dia 16 de abril e estava internada no HR.

  Uma criança de dois anos teve morte cerebral constatada na última quarta-feira (25), no Recife, após ser picada por um escorpião no bairro de Aguazinha, em Olinda. Segundo os moradores da região, é comum os animais aparecerem na área. Eraldo Júnior foi picado no dia 20 de abril e, desde então, estava internado no Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby.
 De acordo com informações da irmã do menino, Yasmim da Silva Alves, ele estava em casa quando ocorreu o incidente. “Ele sempre gosta de ir para fora de manhã, mas minha mãe não quis deixar ele ir, e ele ficou no sofá. Aí, o escorpião picou ele. Na hora, mainha viu e levou ele para o hospital. Ele começou a vomitar e chegou lá já vomitando sangue”, contou. De acordo com informações do HR, o menino segue na UTI, aguardando a decisão da família sobre a doação de órgãos.
 Rosival Albuquerque, vizinho da família, foi quem levou o menino para o hospital. Ele contou que fez de tudo para a criança se recuperar. “Ele saiu em estado gravíssimo, colocando baba, já não tinha mais incentivo, desmaiado. Já somos refém da violência na periferia, agora somos também refém dos escorpiões, que estão invadindo as casas”, lamentou.

Os moradores do bairro de Aguazinha dizem que os escorpiões são encontrados em todas as casas da área próxima à residência do menino, perto da Estrada de Aguazinha. Joelma Barros da Silva achou três em sua casa. “Eu fui fazer faxina com meu esposo e estavam todos os três atrás do sofá. A gente não tem sossego, não podemos deixar as crianças brincando com medo dos escorpiões”, disse. “O escorpião entra pelo muro, pela canaleta, e a gente não sabe o que fazer. Ninguém dormiu ontem [quarta]”, completou Lucinda Gomes, outra vizinha da família.
 De acordo com o Centro de Vigilância Ambiental de Olinda, uma equipe de técnicos foi ao bairro de Aguazinha e constatou a grande quantidade de escorpiões no local. A dedetização foi marcada para sexta-feira (27), porque é preciso que as famílias se organizem. É necessário passar, no mínimo, seis horas fora de casa depois que o veneno for colocado. A coordenadoria da divisão de Zoonoses do Centro de Vigilância informou que os moradores foram orientados a tomar algumas medidas preventivas, como limpar o ambiente e tampar os ralos. Moradores de Olinda com dúvidas sobre como lidar com os escorpiões podem ligar para número 3301-5228.
Cuidados
Na maioria dos casos, a picada do escorpião provoca muita dor. As crianças podem apresentar náuseas, vômitos, alteração da pressão sanguínea, agitação e falta de ar. Em caso de ataque, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) orienta que a vítima seja atendida pelo médico o mais rápido possível. Os adultos podem ser levados para as UPAs ou postos de saúde.
 As crianças picadas devem ser levadas diretamente para hospitais - as que moram na Região Metropolitana do Recife são atendidas no HR. Em Pernambuco, ainda existe uma unidade especializada em casos de intoxicações e ataques de animais venenosos: o Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox). Através do telefone (0800 722 6001), as pessoas podem se informar sobre como socorrer os pacientes e onde conseguir acompanhamento médico adequado. De acordo com a SES, no ano passado, foram registrados 5.237 casos de ataques de escorpião em Pernambuco.
Fonte:  G1

Moto roubado é recuperado em São José do Belmonte


Policias Militares do PBCE 14.B ao realizarem abordagens na Avenida Euclides de Carvalho na Cacimba Nova  bairro de São José do Belmonte, abordaram uma moto marca Yamaha, 125 YBR, cor vermelha, que após suspeitas dos policiais, foi verificado os dados no sistema da PRF que na ocasião foi constado que se tratava de uma moto roubada.
A moto juntamente com o acusado foi entregue na Delegacia de Policia local, para as medidas cabíveis.
Fonte: P. Belmonte.


Ivete Sangalo na nova novela da Globo!


Autor da Globo espera que Ivete se “retire com dignidade” de "Gabriela"


Aguinaldo Silva usou o Twitter nesta terça-feira (24) para comentar a escalação de Ivete Sangalo para o elenco de “Gabriela”. “Alguém pergunta o que espero de Ivete Sangalo em ‘Gabriela’: espero que ela cante uma daquelas músicas dela e depois se retire com dignidade”, escreveu o autor de “Fina Estampa”.

Silva continuou: “Ainda sobre Ivete Sangalo em ‘Gabriela’: como cada macaco deve ficar no seu galho, espero que Juliana Paes não resolva cantoricar”. Climão!
Ivete, que já havia encarnado a protagonista de um dos episódios de “As Brasileiras”, interpretará Maria Machadão no remake.
 Por: Ana Carolina Rodrigues
Fonte: Terra.

Prefeito palmeirense pinta a cidade de verde e nega relação com o time


Loanda está localizada no noroeste do Paraná.

Moradores questionam por que a cidade foi toda pintada de verde.


 A cor predominante na cidade de Loanda, localizada no noroeste do Paraná, é o verde. É possível perceber a cor, normalmente seguida de branco, logo na entrada da cidade, como o parque de exposições Governador Paulo Pimentel, por exemplo, que recebe as cores tanto na fachada, quanto nos interiores.

O verde e o branco também são encontrados nos postes da avenida principal e nos prédios onde funcionam órgãos públicos e até mesmo nos muros do cemitério. Coincidência ou não, a pintura virou motivo de comentários entre os moradores, que afirmam que a justificativa da predominância do verde é porque o prefeito da cidade, Álvaro de Freitas Neto, é palmeirense.
Em entrevista à RPC TV, o prefeito disse que apesar de torcer pelo time, não é fanático. "Todo mundo tem um time pra torcer, mas eu confesso que não sou fanático. A bandeira do Paraná é verde, a bandeira do Brasil é verde, e a de Loanda também é verde, não fui eu que criei essas cores", afirma.
"Eu não gosto muito de verde porque sou corintiano", brinca um dos moradores. 
Fonte: G1

Rampas que levam a lugar nenhum são construídas no Sul de MG


Elas levam para muros, barrancos e ribanceira no bairro Bom Retiro.

Em prédios públicos e calçadas centrais, deficientes não têm acessibilidade.


Uma situação tem chamado a atenção de moradores de Carmo da Cachoeira (MG). Algumas rampas destinadas a deficientes físicos foram construídas em locais inadequados e não dão acesso a lugar nenhum. Algumas delas foram instaladas de frente para muros, barrancos, terrenos baldios com mato e até para uma ribanceira, no bairro Bom Retiro.
As rampas foram construídas há dois meses e fazem parte de um projeto de infraestrutura que custou quase R$ 370 mil aos cofres públicos, dinheiro financiado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais. Ao todo, foram construídas 164 rampas de acesso.
Os deficientes físicos também encontram dificuldades para se locomover no Centro cidade, já que as calçadas não possuem rampas de acesso. Em prédios públicos, como o Consultório Odontológico Municipal e a Secretaria de Saúde, também não existem rampas.
A Lei de Acessibilidade, de âmbito nacional, determina que as adaptações em vias, parques ou demais espaços públicos devem obedecer a prioridade que vise a eficiência das modificações, o que seria o caso da Secretaria de Saúde, por exemplo, onde os usuários precisam marcar consultas.
Fonte: G1

Em São José do Belmonte estiagem leva Prefeito a decretar situação de emergência



As áreas rurais de São José do Belmonte, afetadas pela estiagem, estão oficialmente em situação de emergência pelo período de 90 dias.
O Decreto nº 012/2012 foi assinado no dia 04 de abril do corrente ano pelo prefeito Rogério Leão, por causa das irregulares chuvas no município. Durante o período de janeiro a março, as precipitações pluviométricas ficaram aquém do esperado, o que provocou uma grade queda nas reservas hídricas do município, sendo que essa situação permanece até os dias de hoje.
Fonte: Portal Belmonte.

Acidente com vítima fatal próximo ao distrito do Bom Nome


Na noite desta segunda-feira (23/04), ocorreu uma colisão envolvendo um Fiat Mille preto, de placa KKV-1489 e um caminhão Mercedes Benz L1620, de placa MXT-4800, que se encontrava quebrado no acostamento, nas imediações do distrito do Bom Nome.

Segundo informações, o motorista do Fiat Mille, Paulo Ferreira Valões, colidiu com o caminhão e com o impacto o veículo desceu o barranco. O motorista ficou preso nas ferragens e veio a óbito no local.
Já o motorista do caminhão, P. O. S., de 64 anos, foi conduzido à Delegacia de Policia de Serra Talhada a fim de serem tomadas as devidas providências.
Fonte: Portal Belmonte.

Salgueiro sedia workshop do Prêmio de Gestão Escolar em Pernambuco


Foram reunidos cerca de 200 gestores de escolas estaduais e municipais.

   A rodada de workshops do Prêmio Gestão Escolar chegou, nesta segunda-feira (23), ao município de Salgueiro, no sertão de Pernambuco. Para o seminário, cujo objetivo é estimular a participação das escolas no prêmio, estão reunidos cerca de 200 gestores de escolas estaduais e municipais, além dos gestores das gerências regionais de educação (GREs) de Floresta, Salgueiro, Araripina e Petrolina.

 “O objetivo é fortalecer os processos de gestão escolar em Pernambuco, permitindo às escolas terem um instrumento de auto-avaliação”, explica Carla Cavalcanti, coordenadora do prêmio na Secretaria de Educação de Pernambuco. Já o gestor da GRE de Salgueiro, Waldemar Alves, destacou a importância de se socializar as experiências exitosas nas escolas para que sejam adotadas e ampliadas em outras unidades.
 Os critérios de avaliação do Prêmio de Gestão Escolar, promovido pelo Nacional de Secretários de Educação (Consed) passam pelas dimensões: pedagógica; participativa, de resultados educacionais; de pessoas; e de serviços e recursos.
 Premiação - As escolas representantes dos estados e do Distrito Federal recebem o diploma de destaque estadual/distrital e R$ 6 mil. As seis escolas finalistas, além do diploma de destaque nacional, recebem R$ 10 mil cada. A primeira colocada ganha R$ 30 mil e o título de Referência Brasil. Os diretores de todas as instituições de ensino selecionadas para representar seus estados também são contemplados com uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos. Em Pernambuco, o Governo do Estado premia as 17 escolas Referência Regional (uma por Gerência Regional de Ensino) com R$4 mil e a Destaque Estadual com a premiação de R$7 mil.

Fonte: Secretária de Educação de Pernambuco

Atropelamento no sitio Jurema em São José do Belmonte


Por volta das 10h30 da manhã do dia 21/04, Policias Militares de São José do Belmonte foram acionados para verificar acidente de trânsito na PE 340, próximo ao viaduto Transnordestina no sítio Jurema.

Chegando ao local verificou-se a veracidade do fato e que se tratava de um atropelamento que segundo testemunhas relataram que Júlio Alexandre da Silva, 86 anos estava atravessando a PE 340, quando foi atropelada por José Roberto Ferreira, 39 anos, que conduzia moto de marca Honda, modelo Fan 150, placa PEK-9309.
Os dois foram socorridos para o Hospital de São José do Belmonte, sendo que Júlio Alexandre veio a óbito antes de chegar ao hospital e o condutor da moto posteriormente foi encaminhado ao Hospital de Serra Talhada.

Juíza de São José do Belmonte pede ajuda para não ser assassinada


   Às voltas com a tramitação de 3.400 processos no fórum da cidade sertaneja de São José do Belmonte — no qual, na última quinta-feira, faltava até água nas torneiras —, a juíza Fabíola Michele Muniz Mendes de Moura enfrenta outro problema na justiça: quer provar que realmente foi vítima de tentativa de homicídio por parte de três policiais militares que faziam sua própria segurança. Dois deles foram escalados para protegê-la mesmo tendo integrado um grupo de 19 PMs que respondem por crime de tortura em processo à época sob responsabilidade da juíza.
O inquérito contra os PMs foi arquivado, mas ela não se conformou. Diz que muita coisa está sem explicação e afirma que ainda corre risco. O Tribunal de Justiça de Pernambuco, porém, não concorda: não só lhe negou escolta como já quis aposentá-la, apesar da pouca idade: 35 anos. E tentou provar sua insanidade mental, submetendo-a a dois exames médicos. Mas os resultados mostraram que Fabíola está apta para exercer suas funções.
Até 2011, ela respondia pelo fórum de Tabira, a 405 quilômetros de Recife, no sertão do Pajeú. Lá, diz Fabíola, há muitos assassinatos que indicam a ação de grupos de extermínio. Na comarca, ela diz que recebia recados como: “diga à juíza que quem manda na cidade somos nós”.
Fonte: O Globo

Leonardo pede aos fãs corrente para recuperação do filho


Músico se apresentou, na noite deste sábado (21), no Rio de Janeiro.
O filho Pedro segue internado em coma induzido em hospital de Goiânia.


  Durante show na noite deste sábado (21), no Rio de Janeiro, o cantor Leonardo se emocionou e pediu aos fãs que fizessem uma corrente para o filho Pedro, internado em coma e em estado grave, após sofrer um acidente de carro, em Minas Gerais.
"Eu gostaria que a gente unisse hoje o show, a festa, a lembrança do Leandro e Leonardo, e fizesse uma corrente religiosa para que meu filho permaneça aqui com a gente", disse o cantor, enxugando os olhos.
Leonardo lembrou que, há 14 anos, o irmão e parceiro Leandro sentiu dores em um show e algum tempo depois morreu. Ele agradeceu a presença e o carinho de todos e as mensagens de apoio que vem recebendo.
 O músico pisou no palco do Citibank Hall, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, às 22h40 da noite. Segundo assessores, foi o único compromisso que não cancelou até o fim de semana.
Depois de quatro músicas executadas, falou aos fãs, contou que o estado de saúde do filho é grave e mais uma vez recorreu ao irmão falecido: “Pelas fotos do carro que eu vi, pelo jeito que ele está no hospital antes de eu vir pra cá, eu vi que realmente tem um talismã na nossa vida chamado Leandro, que salvou esse moleque. Porque não foi bonito não”.
Leonardo também deixou transparecer seu orgulho paterno. “Eu sabia que o Pedro era um moleque muito querido. O Brasil todo fala. Mas agora estou vendo que ele é muito mais querido do que eu imaginava”, afirmou. E mais uma vez pediu orações para a recuperação do filho: “Na hora de botar a cabeça no travesseiro e vir orações ao nosso querido Pedrão. Volte pra nós aí. Vai melhorar, vamos lá, meu filho”.
Acidente após show
O filho de Leonardo, o também cantor Pedro Dantas, sofreu o acidente quando voltava de carro de Uberlândia (MG), após se apresentar em um show, na última quinta-feira (19). Os médicos do Instituto Ortopédico de Goiânia, onde ele está internado, diagnosticaram o cantor com um quadro "extremamente grave".
Segundo o diretor da UTI do hospital, Wandervan Antônio Azevedo, em uma tomografia realizada na noite deste sábado (21), não foi constatada alteração no edema cerebral apresentado por Pedro. O médico informou que, apesar da pneumonia, o que mais preocupa a equipe médica é a questão neurológica.

"Não teve nenhuma alteração, o que é bom. Não esperávamos que o edema fosse melhorar agora. Mas não aumentou, o que é muito importante", disse Azevedo.
Fonte: G1

Polícia acha pedaços de ossos em Olinda


Peritos verificam se são humanos e se pertencem a vítima de trio canibal.
Suspeitos foram levados pelos policiais para apontar locais de escavação.



 Neste sábado (21), a Polícia Civil de Pernambuco encontrou, em uma casa no bairro de Rio Doce, em Olinda, no Grande Recife, pedaços de ossos que serão periciados para saber se pertencem a vítimas do trio suspeito de assassinatos e canibalismo, preso há dez dias no interior do estado. Participaram da operação aproximadamente 50 agentes, entre policiais da Delegacia de Homicídios de Olinda, do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da Coordenação de Operações e Serviços Especiais (Core). Eles levaram os suspeitos até uma residência na Rua A, nas proximidades da casa onde eles moraram em 2008, para indicar os possíveis locais onde vítimas teriam sido enterradas.
Os técnicos do Instituto de Criminalística também estavam no imóvel e a área foi isolada para que o trabalho pudesse ser realizado. A hipótese mais provável é de que o material localizado seja restos mortais de uma adolescente desaparecida desde 2008. No começo da tarde, o trabalho na casa foi encerrado e os ossos foram levados pelos peritos. “Foi solicitada a vinda da perícia porque, supostamente, foi encontrado o que seriam as falanges da vítima. Isso dependerá de confrontação e de confirmação. Além do crime do homicídio, pode haver o crime de ocultação de cadáver, que era um traço marcante do trio”, afirmou o delegado Joselito Kerhle, gestor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), setor que está coordenando a investigação.
Questionado se o material encontrado seria da adolescente desaparecida, o agente disse que ainda não é possível comprovar. “Essa é a afirmação deles [dos suspeitos]. Obviamente, se esses restos mortais, são, de fato, humanos, será confrontado e, através de uma perícia, confirmado se pertencia à adolescente ou não. Mas a ocultação do cadáver sendo positiva, é mais um crime que será atribuído ao trio”, acrescentou.
O terreno do quintal foi remexido e, em três locais, os policiais encontraram pedaços de ossos. “A indicação foi feita separadamente pelos três suspeitos e houve essa coincidência e, a partir das escavações, encontramos o que seriam as falanges”, disse Kerhle.
O homem de 50 anos e duas mulheres, de 51 e de 21, foram presos no dia 11 de abril na casa em que moravam, no município de Garanhuns, no Agreste. No local, foram encontrados os corpos de duas mulheres enterrados. De acordo com as investigações, eles atraíam as vítimas com falsas promessas de emprego, em vários locais onde moraram.

Por volta das 11h, os suspeitos foram levados de volta aos locais onde estão presos, mas as equipes de policiais e peritos continuaram lá. Além de Kherle, o diretor de Operações Especiais da Polícia Civil, Osvaldo Morais, participou das buscas.
Fonte: G1

Estudantes do interior do Ceará recebem bicicleta para ir a escola


Em Uruoca, parte do caminho até a escola é 'sobre duas rodas'. 
Bicicletas aumentaram a presença de alunos, diz técnica pedagógica.


Estudantes de escolas municipais de Uruoca, a 293 km de Fortaleza, contam com bicicletas para ir a escola. Segundo a técnica pedagógica Sheila Andrade, 300 bicicletas foram entregues ao município por meio do programa Caminhos da Escola, financiado com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola (FNDE). “Se não tivesse a bicicleta eu não ia para a aula", diz Fabiana Farias, 10 anos, que mora em lugar de difícil acesso para veículos.
 De acordo com Sheila, as bicicletas são entregues desde janeiro aos alunos que residem em locais em que os ônibus não chegam. Apesar de o número ainda não ser suficiente para atender toda a demanda da cidade, segundo a técnica pedagógica, as bicicletas escolares já têm gerado bons resultados na diminuição da evasão escolar e no condicionamento físico dos estudantes.
A estudante Fabiana Pereira Farias, de 10 anos, disse ao G1 que os pais adoraram a ideia da bicicleta e que o novo transporte serviu de incentivo para estudar. “Se não tivesse a bicicleta eu não ia para a aula, não. Eu ficava em casa. A estrada é ruim e eu moro muito longe”, disse a estudante que até 2011, perdia aulas com frequência pois a localidade onde mora fica a 16 km da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Marques Vieira. Assim como Fabiana, outras 20 crianças usam a bicicleta escolar como transporte para chegarem à instituição, localizada no distrito de Campanário.
De acordo com Sheila, a maioria das bicicletas são usada apenas em parte do trajeto, mais especificamente nas estradas carroçais. As crianças, segundo Sheila, usam a bicicleta até chegar a um ponto fixo por onde passa o ônibus escolar. No local, elas deixam as "bikes'' em uma casa e seguem de ônibus até a escola, mas há alunos que fazem de bicicleta todo o trajeto até o colégio.
“Desde a entrega temos notado as crianças mais bem dispostas. O percurso feito pelos ônibus está mais rápido. Antes, levávamos muito tempo para buscar cada um. Até os danos nos ônibus diminuíram”, disse Sheila. Uma parte das 300 bicicletas doadas pelo FNDE ainda estão em processo de entrega, assim como o capacete de segurança. Novos pedidos devem ser realizados pelo município de Uruoca para atender toda a demanda.
Fonte: G1

“EremWal” em destaque SE divulga lista de aprovados para intercâmbio do Programa Ganhe o Mundo




Superar as expectativas, indo além dos limites pessoais e geográficos. Assim pode ser definido o programa Ganhe o Mundo, da Secretaria de Educação (SE), que oferece cursos intensivos de inglês e espanhol nas escolas públicas estaduais, além de intercâmbios para os estudantes.


A Escola de Referência em Ensino Médio Dr. Walmy Campos Bezerra teve o prazer de ter três alunos selecionados para o intercambio e vai mandar estes de São José do Belmonte para o exterior e assim conhecer novas culturas além de aprender uma nova língua o que é fruto de muito trabalho e força de vontade por parte destes e dos professores (Carla e Fracinaldo) o que causou muito orgulho por parte de todos que compõem esta unidade de ensino. Afinal oportunidade como esta é única e marca por toda uma vida.
Os selecionados são:
Ø  MARCELO VINICIUS LOPES BARROZO (Estados Unidos)
Ø  SARA CRISTINA DA CRUZ SANTOS (Canadá)
Ø  MARIA JOSENAILDE DA SILVA (Canadá).
668 alunos de escolas estaduais vão embarcar entre agosto e setembro, para canada e estados unidos os estudantes passarão de cinco a seis meses estudando em unidades publicas desses países morando em casa de família recebendo US$300(cerca de R$540) por mês  como ajuda de custo.
Para matar a saudade dos pais os alunos levarão laptops fornecidos pelo governo, A SEE está investindo R$37 milhões com recursos próprios.  Setecentas vagas foram ofertadas pelo governo nesta primeira leva, mas apenas 669 foram preenchidas.

Post: Elton Pereira S.
Fonte: Pesquisa
Grêmio "MDE"

Bebê de seis pernas passa por cirurgia no Paquistão


Médicos conseguiram retirar os membros excedentes com sucesso no hospital



O bebê que nasceu com seis pernas em Sindh, no Paquistão, foi operado com sucesso nesta quinta-feira (19). 

A cirurgia para a retirada das pernas excedentes foi feita no Instituto Paquistanês de Saúde Infantil, em Karachi.
Médico que operou bebê de seis pernas diz que caso é "um em um milhão"

A primeira imagem que surgiu de seu caso, feita em uma UTI, chamou atenção em vários países do mundo. 

Autoridades do hospital já haviam explicado que as seis pernas são resultado de uma rara condição genética.
Fonte: R7

Nova Lei poderá acabar com vaquejadas





O relator do projeto (PL 2086/11) que proíbe laçadas e derrubadas de bois e bezerros em rodeios, deputado Walter Feldman (PSDB-SP), afirmou que vai apresentar parecer favorável ao texto. A atividade é conhecida como vaquejada.
A proposta, que tramita na Comissão de Turismo e Desporto, é de autoria do deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP) e também define penalidades para quem não cumprir a determinação. Vai ser considerado infrator o proprietário do local onde foram executadas as práticas contra os animais. Também será infrator o servidor ou a autoridade que conceder alvará ou licença para a realização do evento.
A multa poderá atingir o valor de R$ 30 mil.
Walter Feldman afirma que as perseguições seguidas de laçadas e derrubadas de animais em rodeios ou eventos parecidos faz com que os animais sejam submetidos a agressões e violência desnecessárias. ´É um formato de atividade que é muito utilizado no interior e que tem produzido lesões bastante graves no tronco, no pescoço, muitas vezes levando até à morte do animal. Não há nenhuma justificativa de lazer, de entretenimento, de esporte que faça com que haja uma lesão animal, uma vitimização do animal, como tem acontecido. Portanto, nós vamos aprovar essa matéria, e espero que, posteriormente, seja definitivamente aprovada em Plenário.´
A diretora do Instituto de Saúde e de Psicologia Animal, médica veterinária Ceres Faraco, afirma que os animais submetidos a situações de stress, como a causada pelas laçadas, têm o funcionamento do sistema nervoso central modificado, com reflexos no comportamento, mesmo que não apresentem lesões externas visíveis.
´São animais que têm um medo acentuado, têm movimentos repetitivos, são animais que sofrem de uma ansiedade imensa, e isso faz com que eles tenham uma longevidade menor e, especialmente, são animais que têm uma alteração do ponto de vista comportamental. São animais que estão, de alguma maneira, determinados a viver um estado de sofrimento psicossomático.´
Favoráveis à vaquejada
Duas propostas que tramitam em conjunto seguem no sentido oposto da proibição. Uma delas regulamenta a vaquejada como atividade esportiva (PL 3024/11) e a outra regulamenta a vaquejada como atividade desportiva formal (PL 2452/11). A vaquejada é definida como evento esportivo de competição, em montarias, em duplas com o objetivo de dominar bovinos.
O autor do PL 3024/11, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), destaca que vaquejada é praticada no Brasil há mais de um século, sendo que, nos dias atuais, acontecem centenas de eventos em todo território nacional, tanto recreativamente como profissionalmente. Ele afirma que a vaquejada é ´uma manifestação cultural legitimamente brasileira´ e que tem atraído público fiel e apaixonado.
O relator Walter Feldman reconhece que a proposta poderá encontrar resistência dos que defendem esse eventos motivados pelo lado cultural. Mas, para ele, o apelo mais forte é o de lutar pela vidas desses animais. ´Esse é um embate da sociedade moderna, que deve encontrar outros mecanismos de lazer e entretenimento que não levem à vitimização, seja do ser humano, seja de animais. Essa é a nossa tarefa de mudança dessa cultura. Há muitos instrumentos hoje de entretenimento mais saudável e é esse debate que vamos realizar.´
Fonte: Miseria

Em São José do Belmonte Professores são pegos de surpresa com Projeto de Lei enviado à Câmara de Vereadores


Nesta segunda-feira (16/04), o prefeito de São José do Belmonte, Rogério Leão, encaminhou para a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 004/2012, que trata sobre o piso salarial do magistério público, em que nos termos da Lei Federal, fixa o piso salarial de R$ 1.451,00 (um mil quatrocentos e cinquenta e um reais) para a carga horária de 200 horas/aula (professor nível II) e de R$ 798,00 (setecentos e noventa e oito reais) para carga horária de 110 horas (professor nível I), sendo que o ponto polêmico do Projeto é a redução da carga horária do professor nível I de 125 para 110 horas. Este Projeto tem efeitos retroativos a 01 de janeiro de 2012, mas só serão pagos de acordo com a capacidade de pagamento e disponibilidade do erário.
A categoria de professores foi pega de surpresa com o envio do Projeto de Lei, pois dias anteriores a Secretaria de Educação encaminhou um oficio convocando a categoria para discutir o referido aumento.
Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Sargento Diniz, o Projeto de Lei não foi colocado em votação para não deixar os professores às escuras, já que o Projeto foi encaminhado no mesmo dia da reunião.
Na noite de hoje (17/04) um grupo de mais de 50 professores foram até a Câmara de Vereadores pedir mais explicações acerca do Projeto, sendo informados que o prefeito irá reunir-se com a classe e os sindicatos local e estadual para ser discutida a diminuição da carga horária dos professores.
Segundo o representante do sindicato local, o poder executivo firmou em reunião anterior que iria se reunir com sua equipe jurídica e contábil e na data de hoje mostraria à classe o que poderia dar de aumento, em vez disso, encaminhou o Projeto direto para a Câmara, mostrando assim a falta de transparência na Educação.
Um dos professores presente demostrou a sua insatisfação com o prefeito e o tachou de covarde, por não ter coragem de enfrentar a classe de frente.
Levantamento realizado mostra que hoje, a Secretaria de Educação tem mais de 100 contratos temporários, onerando mais ainda a folha de pagamento que já se encontra inchada.
Está marcada para esta quarta-feira (18/04), na Secretaria de Educação, a reunião com o Prefeito e os integrantes dos sindicatos municipal e estadual, para discutirem o referido Projeto de Lei, mas segundo informações, o prefeito está irredutível e não irá realizar modificações no texto do Projeto, os professores informaram que estarão presentes na reunião, para juntos conseguirem o bem melhor para toda a classe.
Confira o texto do Projeto de Lei nº 004/2012.
Fonte: P. Belmonte

SE divulga lista de aprovados para intercâmbio do Programa Ganhe o Mundo



Estudantes de escolas públicas estaduais viajarão para o Canadá e Estados Unidos


  Superar as expectativas, indo além dos limites pessoais e geográficos. Assim pode ser definido o programa Ganhe o Mundo, da Secretaria de Educação (SE), que oferece cursos intensivos de inglês e espanhol nas escolas públicas estaduais, além de intercâmbios para os estudantes. Nesta terça-feira (17), o secretário de Educação, Anderson Gomes, divulgou a lista dos 700 primeiros alunos que irão viajar para os Estados Unidos e o Canadá, em agosto e setembro deste ano. A relação de aprovados pode ser conferida no site da SE (www.educacao.pe.gov.br).
“Estamos, hoje, contemplando a execução de uma ação que já está colhendo os primeiros frutos. Foram 50 jovens com nota máxima na nossa seleção. Acima de tudo, o curso proporcionou um verdadeiro aprendizado para eles. Foram 700 aprovados de 134 municípios do nosso Estado. Estou satisfeito em saber que começamos a mudar a educação pública do País e, principalmente, que estamos formando estudantes preparados para o século XXI” declara Gomes.
Na reunião, estavam presentes 12 estudantes, dos 50, que obtiveram nota máxima na seleção realizada, com quase quatro mil jovens participantes do programa. “Esse curso me deu a oportunidade de conhecer o inglês, foi o meu primeiro contato. Me esforcei muito, estudei demais e estou muito feliz em poder viajar. Será uma experiência única e que servirá para o mercado de trabalho. Sem falar que conhecerei outro país. Isso é o máximo”, comemora a estudante de 15 anos do 2º ano do ensino médio da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam), no Recife, Karla Godoy.
Os jovens que alcançaram as melhores notas são oriundos de todas as regiões de Pernambuco, inclusive do interior, como Salgueiro, Caruaru, Vertentes, Serra Talhada, entre outros. Esse desempenho é reflexo da política de interiorização objetivada pelo Governo do Estado. “Temos bons alunos em todas as cidades e isso não é novidade. Esses números refletem o potencial do nosso alunado”, diz o secretário de Educação.
Para garantir a agilidade e efetivação da iniciativa, foi estabelecida uma parceria com a Polícia Federal para a obtenção de passaportes para os jovens.  “Conseguimos facilitar e aumentar o atendimento na PF para esses contemplados, afinal é uma oportunidade única e inovadora até para Pernambuco. O intercâmbio entra como um instrumento de estímulo do estudo da língua estrangeira, mas a sua execução determinará o nosso estado como referência nacional e internacional”, explica o gerente de Programa Especiais da SE, Aurélio Molina.
A viagem durará um semestre letivo e, nesse período, os jovens serão monitorados por uma equipe itinerante de apoio da SE, montada para dar maior suporte para os alunos que estarão em outro país, mas também garantir o contato constante com suas famílias no Brasil. Além disso, esse grupo também será responsável pelo bom andamento de vários âmbitos da vida do jovem no exterior, como saúde, sociabilidade, educação, alimentação, transporte e moradia.
“Fico muito feliz por minha filha ter tido essa oportunidade, que é única e abrirá muitas portas para a vida profissional e social dela. Depois que o secretário explicou como serão todos os procedimentos em relação à estadia das crianças, fiquei mais tranquilo e realmente certo de que minha filha estará bem orientada”, explica Josafá de Abreu, pai de Darielly Siqueira, estudante de 15 anos da Escola Desembargador Renato Fonseca, em Olinda.

Intercâmbio – Para concorrer a uma das bolsas no exterior, os jovens participantes das turmas do programa Ganhe o Mundo se inscreveram e passaram por seleções orais e escritas, além de entrevistas. Nesta primeira edição, cerca de 15 mil estudantes fizeram parte do intensivo, dentre os quais 3.803 passaram pela seleção que aprovou 700 jovens para viajar para o Canadá e os Estados Unidos.
“Fazer intercâmbio é uma oportunidade única para essa garotada, mas o mais incrível é a oferta dos cursos ministrados, esse o diferencial”, diz a gestora da Etepam, Sandra Domitila.
Fonte: Secretaria de Educação PE.