Sensores, motores, bloco programável e peças são usados na construção de protótipos
"É com muito Prazer que sou aluno desta escola, que a cada dia vem mostrando cada vez mais que a educação é o mais importante da vida, pois esta uma vez aprendida, nunca será esquecida." Comemora José Ribamar, 16, aluno do 2º ano EM.
Com duas aulas semanais para a aplicação do kit de robótica na escola, os alunos do 1º, 2º e 3º ano se interessaram pela proposta pedagógica e desenvolveram junto à professora de física da escola, Maria Cremilda da Conceição, o projeto, que consiste em demonstrar, com a utilização de oito robôs, alguns princípios das leis da física. Um dos robôs, por exemplo, é capaz de identificar o índice de refração da luz, enquanto outro demonstra como se dá a aceleração e desaceleração dos corpos ao usar marchas de velocidade, além de outros princípios da física que são aplicados no dia-a-dia.
Para José Matheus Cavalcante, aluno do 1º ano, o projeto incentiva o aprendizado prático e abre portas para novas oportunidades. “O trabalho é bem legal e me fez aprender novas habilidades na área da física. Além disso, nós aprendemos a atuar em grupo e participar da Mostra me faz interagir com pessoas novas e isso vai me deu oportunidades para desenvolver mais projetos interessantes e inovadores”, fala.
A professora de física da escola Maria Cremilda da Conceição conta que os alunos são muito interessados nas aulas práticas de robótica, o que a estimulou a desenvolver o projeto com as turmas. “Os alunos montam os robôs e conseguem visualizar na prática princípios de movimento e eletricidade, por exemplo. As peças são montáveis, mas não é brincadeira. Os estudantes entendem a importância deste recurso e levam a atividade a sério”, comenta Maria.
A Mostra será ainda daqui a alguns dias, mas para o estudante do 2º ano, José Alexandre Lopes, 15, o resultado deste trabalho já está acontecendo na vida dele. Para ele, esta é uma experiência diferente e dinâmica que está dando certo. “Esta viagem para apresentar o projeto é uma oportunidade de crescer o meu currículo. Eu estou encantado com este trabalho e até penso em prestar vestibular para engenharia mecatrônica no ano que vem”, planeja o jovem, que participou da viagem e conta que a sua família está bem orgulhosa por esta conquista.
Apesar de participar pelo terceiro ano da Mostra Pedagógica, esta é a primeira vez que a escola realiza trabalhos no campo da robótica. Além do trabalho com os robôs, outros oito alunos também irão expor um projeto de espanhol. Os 16 adolescentes viajaram à Timbaúba para a Mostra acompanhados por duas professoras, além da gestora da escola e uma educadora de apoio.
Para a professora que orienta os alunos no projeto, as atividades interdisciplinares sempre apresentam um bom retorno, tendo em vista os resultados da participação da escola na Mostra em anos anteriores. “Os alunos sempre voltam com uma bagagem e aprendizado bem maiores. É uma oportunidade para eles aprenderem coisas novas e ampliar os seus conhecimentos em outras matérias”, acrescenta Maria Cremilda.
Mostra -Além do projeto de robótica dos alunos da EREM Dr. Walmy Campos Bezerra, outros cinco mil estudantes de escolas de referência e técnica também apresentaram seus trabalhos na V Mostra de Inovações Pedagógicas, que aconteceu nos dias 06 e 07, em Timbaúba, Mata Norte de Pernambuco.
Com o tema Homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga, a Mostra reuniu cinco mil estudantes de 237 unidades, que, acompanhados dos respectivos professores, apresentaram as experiências exitosas desenvolvidas nas escolas ao longo do ano.
A atividade teve como objetivos incentivar a reflexão sobre o processo de aprendizagem, socializar as experiências vivenciadas no âmbito das Escolas, estimular o desenvolvimento de práticas de ensino inovadoras voltadas para formação de jovens autônomos, solidários e produtivos e oferecer subsídios - práticos e teóricos - para a prática docente nas diversas áreas do conhecimento.
As instituições de ensino participantes estiveram distribuídas pela Região Metropolitana, Zona da Mata Norte e Sul, Agreste e Sertão, contemplando 139 municípios de Pernambuco.
Além das apresentações dos projetos, compõem a programação atividades pedagógicas do Corpo de Bombeiros; aulas teóricas e práticas sobre a convivência marítima em uma embarcação instalada no local pela Capitania dos Portos; palestras sobre o Exército Brasileiro ministradas pela própria instituição; atividades culturais e oficinas com artistas locais.
Fonte: SE Pernambuco- adaptado.