Governador Eduardo Campos e secretário de educação do estado Ricardo Dantas recebem estudantes do Programa Ganhe o Mundo




 O grupo estudou um período letivo nos EUA e desembarcaram no dia de Natal

 Uma manhã cheia de emoção. Foi assim o desembarque de 20 estudantes da Rede Estadual, nesta terça-feira (25),no Recife. O grupo de intercâmbistas faz parte do Programa Ganhe o Mundo (PGM),que neste ano levou 552 estudantes para aperfeiçoar a língua inglesa nos Estados Unidos e Canadá. O Aeroporto Internacional dos Guararapes ficou pequeno para os amigos e familiares que fizeram questão de acompanhar o desembarque dos estudantes que passaram um período letivo estudando e conhecendo uma nova cultura.
O governador Eduardo Campos e o secretário de Educação, Ricardo Dantas, acompanharam o desembarque dessa primeira turma. “Essa é uma geração que nós estamos preparando para mudar Pernambuco definitivamente. Estamos mudando a economia, mas também estamos fazendo a maior de todas as transformações, que é mudar a educação para formar cidadãos e cidadãs que vão construir um Pernambuco bem mais justo, equilibrado e sustentável e bem mais fraterno do que as outras gerações nos legaram”, destacou o governador.
Além desse desembarque, outros oito já estão agendados até o fim de janeiro de 2013. A expectativa é que nesse período, 124 alunos estejam de volta ao Estado. O Programa tem dado tão certo, que dois estudantes já garantiram a permanência nos Estados Unidos por mais um semestre. Jediael Pereira e Nathália Figueiredo ganharam uma bolsa de estudos para concluir o ensino médio nos Estados Unidos pelo bom desempenho alcançado no período em que estiveram lá.
O secretário de Educação, Ricardo Dantas, lembrou que um novo grupo com 549 alunos seguirá no começo de 2013 para fazer o intercâmbio nos países de língua espanhola e inglesa. "A ideia é que até o fim de fevereiro eles estejam cursando o período letivo em cinco países: Nova Zelândia, Chile, Argentina, Espanha e Austrália, ampliando assim o programa, que já é um sucesso", lembrou Dantas.
O aluno da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM), Sandro Santos garantiu que a experiência ficou marcada para o resto da vida. “Foram meses fantásticos, aprendi convivendo com pessoas totalmente diferentes. Outros estados deveriam copiar essa iniciativa, só tenho a agradecer pela oportunidade”, emocionado  Sandro diz quer continuar estudando inglês.

Triplo de vagas - O governador aproveitou a ocasião para anunciar que, nesta segunda edição, o PGM vai oferecer 1.600 vagas ao invés das 1.102. As inscrições para as 25 mil vagas para o curso intensivo de idiomas (inglês e espanhol), que também servem para selecionar os estudantes que farão intercâmbio, estarão abertas até o dia 31 de dezembro.
Curso preparatório- Até o dia 31 de dezembro, estão abertas as inscrições para os cursos de inglês e espanhol do PGM, que é uma etapa preparatória e qualificatória para o intercâmbio. Para participar, os estudantes devem ter realizado o auto-cadastro (login e senha) no Portal Educação em Rede que pode ser acessado aqui
Nesta edição, serão beneficiados 25 mil estudantes (22 mil para inglês e três mil para espanhol). Poderão participar alunos do 1º ano do ensino médio regular, semi-integral, integral ou das escolas técnicas estaduais. As vagas serão preenchidas por aqueles que obtiverem a melhor média global nos primeiros bimestres deste ano letivo.
Histórico - Desde o mês de agosto, 552 estudantes da rede estadual de ensino embarcaram para os Estados Unidos e no Canadá, onde permanecem durante um período letivo estudando inglês e conhecendo a cultura local. Para isso, cada um recebe uma bolsa mensal no valor de US$ 300 dólares, o equivalente a, aproximadamente, R$ 600.
Para se qualificar para o intercâmbio, os alunos contam com um reforço diário nas disciplinas de língua estrangeira. Essa atividade também foi proporcionada pelo Governo do Estado, com a criação de turmas extras de inglês e espanhol disponibilizadas para 24 mil estudantes de todo o Estado.
Os aprovados no intercâmbio têm que obedecer aos seguintes requisitos: participar das turmas do curso intensivo de línguas iniciadas em 2011; ter alcançado média mínima de 7 pontos no desempenho escolar nas disciplinas de português e matemática, bem como no curso; ter obtido frequência mínima de 80% nas aulas regulares e no intensivo; não ter sido reprovado em 2011; e possuir a idade mínima de 14 anos (até o mês do embarque da viagem) e no máximo 17 anos e 11 meses (até a data de retorno).
NÚMEROS DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO GANHE O MUNDO
- 24 mil estudantes inscritos no curso intensivo de línguas (inglês e espanhol);
- 273 escolas atendidas;
- 124 municípios atingidos;
- 1.102 estudantes contemplados com o intercâmbio, distribuídos para os seguintes países: Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Chile, Argentina, Espanha e Austrália.

 Fonte: Secretaria de Educação de Pernambuco.

Novo Comentário