Quase 2 mil tablets são entregues em cinco escolas estaduais nesta terça (24)


Secretário realizou as primeiras distribuições e orientou os estudantes


Mais cinco escolas da rede estadual e quase dois mil estudantes receberam, nesta terça-feira (24), os tablets que serão utilizados pelos estudantes dos 2º e 3º anos do ensino médio. Durante todo o dia, o secretário de Educação, Anderson Gomes, visitou as escolas para fazer a entrega do novo equipamento e orientar os estudantes quanto ao uso.
Gomes começou as visitas pela manhã, na Escola de Referência em Ensino Médio Jornalista Trajano Chacon, no bairro do Cordeiro. Serão 310 alunos beneficiados com a tecnologia. “Esse tablet é muito mais do que um computador. É uma ferramenta pedagógica que vai se somar ao caderno, o lápis, o livro, que são analógicos”, definiu o secretário.
Agilidade e praticidade foram as palavras mais empregadas pelos estudantes para definir os principais benefícios dos tablets. “Certamente vai nos ajudar muito em pesquisar e preparar os trabalhos”, afirmou Hugo Estevão, aluno da Trajano Chacon. Para Fernanda Flávia, também aluna da unidade, a tecnologia “é mais uma forma de acesso ao conhecimento”.
Na Escola Estadual Joaquim Távora, na Madalena, 270 estudantes recebem o equipamento. Para a diretora adjunta, Anésia Melo, “a nova ferramenta vai ajudar no sentido de facilitar que os estudantes continuem estudando, em casa, o conteúdo transmitido pelo professor na sala de aula”. Docentes como Maria de Fátima de Sá, de Língua Portuguesa, também aprovaram a medida. “Vai melhorar a prática de ensino, em geral. É um forte estímulo para que os estudantes busquem novas e mais profundas formas de conhecimento”, argumentou.
No período da tarde, o secretário foi ao bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, onde entregou os tablets na Escola Técnica Estadual Cícero Dias e na Escola Estadual Santos Dummont. Na Cícero Dias, 300 estudantes receberam oscomputadores. “Vocês, que já foram incluídos digitalmente, precisam ser um exemplo para os alunos das demais escolas”, afirmou Gomes, já que a Cícero Dias adota uma metodologia pioneira na inclusão tecnológica.
Entre as escolas visitadas, a Santos Dummont tem o maior número de estudantes que receberão o equipamento. São, ao todo, 490 tablets distribuídos. Gomes lembrou ainda que a Secretaria de Educação, através um convênio com o Ministério da Educação (MEC), vai distribuir tablets também para os professores. “Já assinamos a ata do MEC. Dentro de aproximadamente dois meses vocês também vão receber seus tablets, portanto não fiquem com ciúmes”, brincou.
A maratona de visitas terminou na Escola Estadual Professor José Vicente Barbosa, no bairro do Ipsep, onde foram entregues tablets para 303 estudantes. Ao longo de todo o dia, mais de quase dois mil equipamentos chegaram às mãos dos estudantes.
Em todas as escolas, Anderson Gomes fez questão de ressaltar a importância dos estudantes para o sucesso da iniciativa. “Não vai funcionar sem a colaboração de vocês. É preciso que se dediquem, que usem o equipamento realmente como uma ferramenta a mais para alcançar o conhecimento. Façam bom uso”.
 Fonte: SE- PE.

Novo Comentário