Evento do Ginásio Pernambucano reuniu 100 estudantes, além de pais e responsáveis
Os 100 estudantes residentes da Região Metropolitana do Recife (RMR), selecionados para o intercâmbio do programa Ganhe o Mundo, da Secretaria de Educação (SE), tiveram mais uma chance para tirar dúvidas sobre a viagem. Acompanhados dos pais e responsáveis, eles se reuniram nesta sexta-feira (13), com a equipe da SE e representantes das empresas conveniadas para o intercâmbio na Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano (GP), na Rua da Aurora, no Recife.
O gerente de projetos especiais da SE e coordenador geral do Ganhe o Mundo, Aurélio Molina, afirmou que esse é o momento em que os pais têm que “soltar os filhos no mundo”. “Eu entendo que pode ser duro para alguns, que têm medo e insegurança, mas esses meninos e meninas estão com o futuro aberto em sua frente”, disse Molina. Ele enfatizou que o primeiro mês de viagem será o mais difícil, devido à adaptação. “Muitos deles vão querer voltar. Por isso eu peço a vocês, pais, que não os deixem desperdiçar essa oportunidade”.
Maria Betânia Marinho é uma das mães divididas entre o nervosismo e a felicidade. Seu filho, Vinícius, é o único estudante oriundo do Arquipélago de Fernando de Noronha que participará do intercâmbio.?”Eu não posso prendê-lo a mim. Será maravilhoso para o currículo dele”, ponderou. Para Vinícius, o mais difícil vai ser aguentar a saudade nos primeiros dias. “Principalmente da comida”, brincou. “Mas sei que o aprendizado será único”.
O encontro contou com a palestra do responsável pelo escritório comercial do Canadá no Recife, Tim Hopkings. O canadense fez uma apresentação sobre os aspectos culturais, geográficos, demográficos e históricos de seu país e alertou os estudantes mais preocupados: “não faz frio o ano inteiro”, já que as baixas temperaturas foram a primeira característica lembrada pelos alunos quando questionados sobre o que vinha à cabeça quando o assunto é o Canadá.
A diretora da empresa Central de Intercâmbio (CI) no Recife, Ângela Guedes, orientou os estudantes que vão aos Estados Unidos sobre os cuidados e dificuldades que podem encontrar no país. “O EUA é um país imenso, com grandes diferenças culturais. Minha dica é que, independentemente do lugar onde vão ficar hospedados, aproveitem a experiência ao máximo”, afirmou.
Os futuros intercambistas puderam conhecer, ainda, a experiência de três meninas recém chegadas de intercâmbios semelhantes nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. “Oportunidade única”, foi a expressão presente no discurso das moças.
Este está sendo o último seminário do Ganhe o Mundo envolvendo estudantes, pais, professores, gestores de escola, empresas e equipe da Secretaria de Educação. O encontro começou na última quinta-feira (12), no GP, quando foram atendidos também 100 estudantes das escolas localizadas nas Gerências Regionais de Educação (GREs) de Barreiros, Nazaré da Mata, Palmares, Limoeiro, Caruaru, Garanhuns e Afogados da Ingazeira. No próximo dia 17, é a vez dos alunos de escolas das GREs do Sertão se reunirem, em Petrolina.
Fonte: Secretária de Educação de Pernambuco.