Estudantes da ETE Cícero Dias tiram dúvidas sobre Programa Ganhe o Mundo



Gerente de Projetos Especiais da SE, Aurélio Molina, conversou com os jovens
Cerca de 80 estudantes do ensino médio da Escola Técnica Estadual Cícero Dias, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, lotaram o auditório da unidade na manhã desta sexta-feira (30) para tirar as dúvidas sobre o intercâmbio oferecido pelo programa Ganhe o Mundo, do Governo do Estado. Eles assistiram a uma palestra com o gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Educação, Aurélio Molina, que ficou à disposição para esclarecer as dúvidas e receber sugestões.
Molina afirmou que dominar uma língua estrangeira é uma competência fundamental do mundo globalizado. “Existem três formas de analfabetismo: não dominar a própria língua; não falar uma língua estrangeira -inglês ou espanhol, e não compreender a linguagem da informática”, argumentou Molina.
“O Ganhe o Mundo é uma política pública e vocês tenham certeza deque vai continuar”, garantiu. Segundo ele, o Brasil “quer e vai se tornar um país bilíngüe, o que vai possibilitar uma maior integração do país e seus cidadãos na América Latina e no mundo”.
Para Gabriel Padilha, aluno do 2º ano, aprender uma nova língua é expandir as fronteiras. “Aprendemos novas formas de conhecimento e cultura. Quando se tem experiências com novas culturas, percebemos o quanto o mundo é grande e o quanto perdemos se ficarmos parados”, afirmou.
Os estudantes assistiram ainda a uma palestra com a professora Ismênia de Souza, que atualmente dirige o Departamento de Língua Estrangeira da Academia da Força Aérea Norteamericana. Ela falou sobre a importância de se dominar o inglês para a carreira profissional, e deu um recado aos alunos: “assistam muitos filmes, ouçam muita música. Isso vai ajudar demais a vocês praticarem o inglês”.
Ganhe o Mundo - O programa oferece aulas de inglês e espanhol para 24 mil alunos de escolas da rede estadual. As primeiras turmas tiveram início no dia 21 de novembro. Em maio serão selecionados os 800 alunos do curso que mais se destacaram nas aulas. Os alunos selecionados vão embarcar para o exterior, em setembro. Entre os destinos dos estudantes estão os Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Inglaterra, Espanha e países da América do Sul.




Fonte: Secretária de Educação de Pernambuco.

Novo Comentário